Eva me chamaste

Fizeste das minhas costas o teu piano

Dos teus desenhos as minhas curvas

Da minha boca a tua maçã

Dos meus olhos o teu mar

Do meu mundo os teus braços


(...)

16 agosto 2012

"Repugnava-me ver-te jogar, perseguia-te por esses salões rutilantes para te ver desfigurado, para tentar amar-te com moderação. Cheguei a desprezar-te, deixei de me suportar a mim mesma porque os meus sentimentos por ti eram, simplesmente, os meus sentimentos. O amor não tem portas que possamos abrir e fechar, nem passagens secretas para um sótão onde possamos fazer férias dele. "

"A verdade é que não há nada tão cruel como um amor perfeito. Passamos vidas inteiras a arranjar suspeitos, a confrontar testemunhas. Toda a gente sabe que ele aconteceu, mas ninguém o viu. Ninguém sabe descrever-lhe o rosto. Ataca sobretudo em horas ou pessoas de plena distracção, à revelia dessa confortável invenção humana a que chamamos razão. E ataca com escândalo."

"A paixão agita a economia do mundo; é a única falência de sucesso. Quanto mais perde, mais ganha. «Não te posso dar nada», dizíamos nós um ao outro depois de termos já dado tudo. Ladrão nenhum pode roubar-nos a dor de não podermos incarnar, fora do tempo e do espaço, nessa outra metade de nós."

"«Salvar não sei, senhora. Salvar só o feiticeiro da minha aldeia é que pode. Ou o Partido, se os deuses deixarem. Mas é preciso enterrar a vaidade do sofrimento primeiro. É preciso enterrar a vaidade do pensamento, também, que é a que custa mais a sair.»"

"Quando o Eduardo morreu, senti que me abriam o peito e me chupavam o sangue do coração, e as pessoas diziam: «Faz-te crescer». Quando a minha melhor amiga me traiu, levando com ela o hábito de confiar que eu trazia da infância, as pessoas diziam: «Faz-te crescer». Quando fiquei sem trabalho e sem amigos, e, ensurdecida pelo silêncio, telefonava a alguém, as pessoas do lado de lá da linha diziam: as pessoas diziam: «Faz-te crescer». Hoje sei que estou crescida: não tenho fé nem alegria nem confiança em nada do mundo."

"Hoje parece-me que até o desespero é difícil. Pelo menos é difícil seguir até ao fim um desespero inteiro."

"O Álvaro era, como de resto toda a gente, composto de peças soltas, um Lego permanentemente incompleto, abrigando possibilidades infinitas em permanente mutação. O Rui, pelo contrário, é aquilo a que dantes se chamaria um carácter. Sabe-se sempre o que ele pensa, mesmo nas escassas ocasiões em que ele se esquece de o dizer"

"Parece que nem consigo ter saudades do Rui; gosto de saber que ele existe, com o seu optimismo veemente, nalgum lugar. Mas é um lugar de visita, não um sítio onde a minha vida possa morar."

"Durante muito tempo pensei muito. O Álvaro foi a única pessoa capaz de me fazer deixar de pensar. (...) acho que estou a ficar saturada de brincar. Ou de pensar, que é a mesma coisa."

"Todos os erros da Terra se resumem a esta expressão rasa: evitação da vida."

"«O amor não se pode julgar. O amor não tem exterior.»"

"No cartão escrevi apenas estas palavras suas: «Vem para dentro de mim, não tenhas medo.» E ele veio, Jenny"

Inês Pedrosa, in Nas tuas mãos


E acabei o livro há pouco. Estive a reler algumas partes e deixo aqui algumas delas. Todas me fizeram parar. Todas me fizeram pensar por diferentes razões. Todas me fizeram lembrar algo. Todas têm a ver comigo ou com o que penso. Mas aquela que eu acho que realmente me fez perceber como me vêem a mim é a que fala de não ter saudades, de eu ser só uma espécie de lugar de visita. Faz todo o sentido.
Agora é escolher o próximo. Não é fácil, mas fosse tudo tão difícil como escolher este próximo.