Eva me chamaste

Fizeste das minhas costas o teu piano

Dos teus desenhos as minhas curvas

Da minha boca a tua maçã

Dos meus olhos o teu mar

Do meu mundo os teus braços


(...)

29 abril 2013



Fizeram-me duas declarações de Amor na vida, ou que eu assim entendi.
Em nenhuma me disseram amar, nao assim, com esse verbo a sair pela boca, mas antes a ficar dentro de quem me falava.
 Das vezes que me disseram amar, não o senti como senti quando não o disseram, mas me pareceu no que diziam não dizendo o que entendi, porque o senti mais que qualquer coisa. 
Aquela de que me lembro agora veio por mensagem acordar-me o sono para um sonho que nunca chegou a acordar, dizia que a cidade estava em chamas, mas as chamas eram só tu a chamares por mim em chamas; dizias que nada fazia sentido, que sem mim nada mais fazia sentido. 
Parece que agora tudo faz sentido e já nada está em chamas.
E eu reduzida a cinzas dum sonho que nunca acordou.

A lei do desejo
Fala-se muito em justiça, nos tribunais, na Constituição, mas poucos são os que falam da mais elementar das leis: a do desejo. Muito se diz sobre o amor, a paixão, o dinheiro, como se todos fossem uma espécie de equipa que antes de entrar em campo já venceu, mas poucos são os falam sobre esta lei – a do desejo – como se esta não estivesse prevista no código, como se não tivesse regulamentada, como se fosse omissa, tamanho é o embaraço e o incómodo que tantas vezes provoca. Mas não, não há lei que se lhe compare, porque em todas as outras há alíneas várias que adiam os processos e os arrastam pelos tribunais. Na lei do desejo, a arrastar, só se for pelo chão, pelas paredes, pela cama. Enquanto nas outras há letras pequeninas e asteriscos minorcas que safam os bandidos à luz de uma outra suposta interpretação e leitura, na do desejo não há nada a fazer, não há segundas interpretações, encolhe-se os ombros, abana-se a cabeça e começamos a desapertar os botões da camisa como quem se vai entregar à justiça, já com as mãos esticadas e juntas, à espera de algemas. Pobre gente, fala-se tanto da energia nuclear se como fosse a fonte energética mais poderosa do mundo e ainda ninguém percebeu que bastaria conseguir transformar em pó o desejo, para que as duas Coreias se pudessem matar convenientemente. Por isso, o desejo segue os princípios bíblicos e seguindo essa conduta é sempre culpado para que, no fundo, nos inocente. De tal modo que não é primeira vez que chegados a tribunal a juíza pergunta: Foi você que traiu a sua mulher? E outra alternativa não restará ao réu, se não responder-lhe: Não fui eu dr.a juíza, foi o desejo.

Fernando Alvim

[o desejo, o desejo... esse culpado que supostamente inocenta toda a gente que lhe é vítima...]