Eva me chamaste

Fizeste das minhas costas o teu piano

Dos teus desenhos as minhas curvas

Da minha boca a tua maçã

Dos meus olhos o teu mar

Do meu mundo os teus braços


(...)

28 março 2013


É tão natural
que eu te possua
é tão natural que tu me tenhas,
que eu não me compreendo
um tempo houvesse
em que eu não te possuísse
ou possa haver um outro
em que eu não te tomaria.
Venhas como venhas,
é tão natural que a vida
em nossos corpos se conflua,
que eu já não me consinto
que de mim tu te abstenhas
ou que meu corpo te recuse
venhas quando venhas.
E de ser tão natural
que eu me extasie
ao contemplar-te,
e de ser tão natural
que eu te possua,
em mim já não há como extasiar-me
tanto a minha forma
se integrou na forma tua.

Affonso Romano



[sim, é tão natural que me tenhas, que eu te tenha, que parece não ter havido tempo antes disso - como se isso fosse a eternidade, como se o presente fosse a eternidade na memória teimosa. O tempo parece antes de ti não ter existido como o absurdo mais natural do mundo. antes de ti nada, e no entanto, a cada esquina do tempo que se dobra, há a sombra da tua ausência, há o vento que assobia o regresso do tempo absurdo, que nunca parece ter acontecido, de não me tomares e de eu não te ter. é o absurdo do antes tornar-se o meu futuro. absurdo. outra vez e sempre. o absurdo do tempo nunca ter existido antes de ti e voltar a não existir no futuro. como é que se tem um futuro num tempo que não existe? absurdo.]

Sem comentários: