Eva me chamaste

Fizeste das minhas costas o teu piano

Dos teus desenhos as minhas curvas

Da minha boca a tua maçã

Dos meus olhos o teu mar

Do meu mundo os teus braços


(...)

21 junho 2014


...Eu estava tão perto de ti que tenho frio ao pé dos outros...
Paul Éluard

[...por muita vontade que tenha de não ter frio, por muito que queira, há frios que não se descolam da pele sem a pele certa na nossa, sem a pessoa certa debaixo dessa pele, a que chega bem dentro do por dentro da pele. a pele deixa de ser pele, passa a matéria de Amor, e torna-se imprestável se tem frio. E o Inverno tem sido tão longo e rigoroso.]
Boa Noite

4 comentários:

Filipa disse...

Se já soube o que era uma pele certa na sua, acredite, é uma sortuda, não há muita gente que saiba o que isso é, há sim, muita pele encostada a outra pele na tentativa de disfarçar o frio que sente. Que o inverno dure o tempo que tiver que durar, pois que a pressa é inimiga da perfeição e quem já soube o que é um verão verdadeiro, era o que faltava, contentar-se com um falso verão. :)

Eva disse...

:)
sim, depois de se sentir o Verão por dentro da pele, não é qualquer dia solarengo que enche as medidas... aliás nunca mais se sente o calor da mesma maneira, fica-se marcado e é coisa que não sai.
Depois de se ver, a cegueira fica muito mais escura, falta muita coisa onde dantes não sentíamos faltas nenhumas, e tudo era normal. Passa a faltar, e não é normal: é mau. Porque faltam coisas que não sabíamos que havia.
Não dá para nos contentarmos com menos, mas há Invernos demasiado perfeitos de frio, e começa-se a duvidar que venha o Verão...
Mas tenho sido teimosa porque sempre soube que aquele é o Verão que me bronzeia a pele e aquece o avesso da pele, onde o Verão mora. Não sou de disfarçar o frio com uma t-shirt de alças para ver se me convenço que é Verão. Quero a vontade de tirar a T-shirt e deixar o Verão ser eu.
(mas já estou tão cansada... qualquer dia arranjo mesmo uma T-shirt, mesmo das foleiras, para ir usando e ir arranjar outras que substitua sem dificuldade, afinal o frio é sempre o mesmo, pode-se variar a T-shirt, sei lá... ou melhor, sei mas não prefiro não saber)

Filipa disse...

O caminho é mesmo esse "...deixar o verão ser eu." Esse é o melhor ponto de partida para acabar com os invernos rigorosos e assim fica-se sem necessidade de recorrer a T-shirts foleiras, porque essas provavelmente deixarão um vazio que só aumentará o frio. Quando conseguimos descobrir que o verão não está nos outros, mas sim dentro de nós, conseguimos fazer face a qualquer inverno e só aceitamos na nossa vida, quem ainda faça brilhar mais, aquecer mais, esse nosso verão e se isso não acontecer, ainda assim, nunca deixará de ser verão, pelo menos dentro de nós.

Eva disse...

Sim, Filipa é isso.
E esse caminho que tento fazer, e que tento fazer meu. Não é fácil, mas não sei de outro que possa fazer meu.
:))