Eva me chamaste

Fizeste das minhas costas o teu piano

Dos teus desenhos as minhas curvas

Da minha boca a tua maçã

Dos meus olhos o teu mar

Do meu mundo os teus braços


(...)

09 setembro 2014

"- Isso quer dizer que você não quer que ela se divorcie de si?
- Bem, tenho de pensar nos meus filhos, não tenho? E naturalmente não quero vê-la infeliz. Sempre nos demos muito bem. Ela tem sido uma esposa fantástica, sabe?
- Então porque é que me disse que ela não significava nada para si?
- Eu nunca disse isso. Disse que não estava apaixonado por ela. Há anos que não dormimos juntos, a não ser de vez em quando, como por exemplo no dia de Natal ou na vespera de ela partir para Inglaterra ou no dia que regressa. Ela não é mulher que se interesse por esse tipo de coisas. Mas fomos sempre grandes amigos e não me importo nada de lhe dizer que dependo dela mais do que alguém possa imaginar.
(...)
- Mas disse que nunca me abandonaria.
- Mas, meu Deus, eu não a vou abandonar. Metemo-nos num grande sarilho e eu vou fazer tudo o que for humanamente possível para a livrar dele.
- Excepto a única coisa óbvia e natural.
(...)
- Precisava de me ter dito que não queria mais nada nesse mundo além de mim?
Os cantos da boca dele descaíram com impaciência.
- Oh, minha querida, não deve tomar à letra as coisas que um homem diz quando está apaixonado por si.
- Então não foi sincero?
- Fui, no momento."

Somerset Maugham, in Véu Pintado

[Onde é que está escrito que a paixão torna as pessoas mentirosas... ou pronto sinceras, muito sinceras, mas a curto prazo, curtíssimo (conheço um caso de cinco horas, em cinco horas passou de doidinho por uma coisa, para doidinho pela oposta...), onde é que isso está escrito que não li esse livro, essa bíblia? Aliás eu acho que oferecia era uma enciclopédia, ou melhor umas dezenas de poemas, para ver se percebem o que é a paixão e estar apaixonado, é que estar apaixonado é estar ao rubro dos sentimentos duma forma genuína e verdadeira, não há lugar para mentiras, menos ainda para mentiras acerca dessa paixão... acho que confunde-se muito paixão com tesão, mas pronto isto é só uma opinião, sincera e de longa duração, mas posso estar errada...]

2 comentários:

LuaCheia disse...

Beeeemm.... A história deste livro parece-me tão real!!! Tão familiar..

Eva disse...

... é não é, linda?
Os livros são tão familiares das vidas estranhas, ou talvez não sejam tão estranhas assim..