Eva me chamaste

Fizeste das minhas costas o teu piano

Dos teus desenhos as minhas curvas

Da minha boca a tua maçã

Dos meus olhos o teu mar

Do meu mundo os teus braços


(...)

25 abril 2012


Que boca há de roer o tempo? Que rosto
Há de chegar depois do meu? Quantas vezes
O tule do meu sopro há de pousar
Sobre a brancura fremente do teu dorso?

Atravessaremos juntos as grandes espirais
A artéria estendida do silêncio, o vão
O patamar do tempo?

Quantas vezezs dirás: vida, vésper, magna-marinha
E quantas vezes direi: és meu. E as distendidas
Tardes, as largas luas, as madrugadas agônicas
Sem poder tocar-te. Quantas vezes, amor

Uma nova vertente há de nascer em ti
E quantas vezes em mim há de morrer.

Hilda Hilst


13 comentários:

Anónimo disse...

Tinha razão nao? É a nossa cara. Li tudo num sopro

Eva disse...

Tinha. Só não sei se isso é bom...

Anónimo disse...

O?

Anónimo disse...

Porque? Qual a duvida? Hum

Eva disse...

"Que boca há de roer o tempo? Que rosto
Há de chegar depois do meu?" - não gosto muito desta parte.

"Quantas vezezs dirás: vida, vésper, magna-marinha
E quantas vezes direi: és meu. E as distendidas
Tardes, as largas luas, as madrugadas agônicas
Sem poder tocar-te. Quantas vezes, amor" - nem desta, mesmo nada...
mas sim li outros que sim, mas são todos algo tristes

Anónimo disse...

Estava a falar da beleza e erotismo, nao nos estava a retratar ou talvez tb um pouco

Eva disse...

Sim mas as vezes pergunto-me se a beleza e até o erotismo, não vêm muito da tristeza, quando postas assim em poesia. Há outros em que o erotismo é mais evidente este chamou por mim por outras vertentes

Anónimo disse...

Nao falava desse em especial, mas sim esse é triste e a poesia em geral nao sei se triste será a expressao mas sentida? Nao sei mistura e baralha os sentidos e dai que possa dar uma sensacao parecida com tristeza mas nao é, é mais uma convulsão de sentidos talvez?

Eva disse...

Haverá várias opiniões, mas para mim boa poesia, é mais do que métrica e palavras bem conjugadas, tem de ser sentida e quando é passa para quem lê. Talvez porque escreve-se menos quando os sentimentos são de felicidade ou sobre esse estado suspenso que é a sensação de felicidade, vejo menos poesia sentida aí, há mas é mais dificil de encontrar, mas é sempre uma expressão do que se sente ou pensa. E alguns mais eróticos uma convulsão de sentidos, e das boas...

Anónimo disse...

Nao podia estar mais de acordo

Anónimo disse...

Ah acho que conheço bem as personagens desta foto

Eva disse...

Eu conheço bem uns parecidos...

Anónimo disse...

Ahahah