Eva me chamaste

Fizeste das minhas costas o teu piano

Dos teus desenhos as minhas curvas

Da minha boca a tua maçã

Dos meus olhos o teu mar

Do meu mundo os teus braços


(...)

15 setembro 2014

Na verdade tive de andar aqui à procura duma coisa que me tinha esquecido de pôr aqui e que me tem ocupado os pensamentos durante o dia, e que vem daqui:

"Ela sabia que nunca mais veria nos seus olhos aquele olhar de afecto a que dantes estava tão acostumada e que achava simplesmente exasperante. Percebia agora quão imensa era a sua capacidade de amar. Estranhamente, ele derramava agora esse amor sobre aqueles pobres enfermos que apenas o tinham a ele. Ela não sentia ciumes, sentia sim uma sensação de vazio. Era como se um amparo, ao qual estava de tal maneira acostumada que nem se apercebia da sua presença, que lhe tivesse sido retirado de repente, deixando-a a balançar para cá e para lá como um sempre-em-pé.
Só sentia desprezo por si própria, porque um dia tinha sentido desprezo por Walter. Ele devia ter percebido como ela o olhava e aceitado o seu juízo sem amargura. Ela era uma pateta e ele sabia-o, mas, porque a amava, esse facto não fizera qualquer diferença para ele. Agora ela já não o odiava nem sentia por ele qualquer ressentimento, mas sim medo e perplexidade. Não podia admitir outra coisa senão ele que ele tinha qualidades notáveis e por vezes considerava até que ele possuía uma grandeza de alma estranha e pouco atractiva; era curioso que ela não conseguisse amá-lo e continuasse a amar um homem cuja ausência de valor se lhe afigurava agora tão  óbvia.(...) Ela fora a única que não enxergara o seu mérito Mas porquê? Porque ele a amava e ela não o amava. O que se passa no coração humano que faz uma mulher desprezar um homem que a ama?
(...)
A conversa dela, que outrora o entretinha, porque a amava, agora, que já não a amava, nada mais era para ele do que entediante? Kitty ficava mortificada só de pensar nisso.
(...)
Reconhecia que Walter tinha qualidades admiráveis; mas acontecia que não gostava dele; ele sempre a tinha entediado."

Somerset Maugham, in O Véu Pintado

E é isto, esta coisa dos ciumes que não são ciumes é uma especie de vazio que se sente onde dantes se sentia algo com que contar, um apoio, ou pior que isso alguém que nos fizesse as vontadses e adulasse. E depois essa coisa extraordinária que nunca tinha pensado, as pessoas que não amamos entediam-nos. Como Walter quando supostamente deixou de amar Kitty deixou de ter interesse nas suas conversas, aliás nunca terá tido, mas tinha vontade de ter e esforçava-se para a agradar porque ela de alguma forma o agradava, porque ele a amava e procurava reciprocidade. Quando percebeu que essa reciprocidade era impossível, deixou de ser o amor que lhe tinha como o tinha, como o sentia, e então ela passou a entediá-lo. Vingança por ela o ter desprezado tanto e valorizar um homem sem qualquer caracter que a abandonou ao primeiro embate? Essa vingança fá-lo desprezá-la porque ela apesar de fútil e superficial não o conseguiu ver e valorizar? 
Andei com isto às voltas durante o dia. Pois aqui fica para a posteridade. Sem respostas. Mas hoje em dia até já me desabituei de respostas, já das perguntas não me consigo, nem quero, desabituar.

Sem comentários: